terça-feira, 20 de março de 2012

Jasmim (Jasminum officinale)






Nome comum: Jasmim
Nome científico: Jasminum officinale


História:
Há séculos o jasmim no Oriente é considerada como o símbolo da beleza e da tentação das mulheres. Na Índia, Kama, o deus do amor, chegava a suas vítimas por setas acompanhadas de flores de jasmim. Cleópatra teria ido ao encontro Marco Antonio em um barco cujas velas foram revestidas com essência de jasmim. Bodas de jasmim são o símbolo dos 66 anos de casamento no folclore francês.
Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares da perfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.


Constituintes quimicos: Ácido salicílico, benzaldeído, cicerose, creosol, ésteres, eugenol, farsenol, fitol, geraniol, índole, jasmineno, jasmone, nerol, quinolina, resina, l-a-terpineol e vanilina.


Propriedades Medicinais: Afrodisíaca, anti-séptica, aromática, calmante, emoliente, rejuvenescedora, relaxante, revigorante. 


Indicações Terapêuticas: A infusão das flores de Jasmin apresenta propriedade sedativa, sendo excelente para as dores de cabeça. O óleo obtido da maceração das flores é eficaz no tratamento das dores nevrálgicas. O óleo essencial é muito utilizado na Perfumaria, sendo considerado emoliente e resolutivo. É aromático e antiespasmódico. Em Aromaterapia é indicado como calmante a anti-depressivo.
coceiras na pele; dores de cabeça, depressão, contração muscular, irritação. 




Uso:

  • Partes Utilizadas: flores, óleo essencial.
  • Como usar: Infusão, cremes, aromaterapia.

  
Contra Indicações: Não encontrados para uso externo.

Germinação e Cultivo: Trata-se de um arbusto originário da Ásia, ereto ou trepador, apresentando folhas opostas, pinadas, com folíolos lanceolados, sendo o ímpar maior que os outros. As flores são alvas, muito aromáticas, dispostas em cimeiras terminais corimbosas.  
Ideal para ser cultivada em regiões altas e de temperaturas amenas, sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Requer podas de limpeza e tutoramento anuais, que a deixarão sempre viçosa e florífera. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos, cortados após a floração. Também pode ser propagada por sementes, mergulhia e alporquia.


Curiosidades: O óleo essencial é usado em perfumes, sabões e loções. O óleo puro do Jasmim tem um preço bastante elevado.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o chá de Jasmim tem uma influência reguladora de Yin e Yang, respondendo positivamente às exigências da circulação do Qi (energia vital). Melhora a concentração, estimula a capacidade intelectual e combate o cansaço, se bebido à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário