terça-feira, 20 de março de 2012

Cidreira (Melissa officinalis)







Nome comum: Cidreira
Nome científico: Melissa officinalis


História:
O uso da erva-cidreira é muito antigo. Na literatura, encontra-se a erva na Odisseia, de Homero. Plínio, grande naturalista do início da era cristã, dizia que esfregar a cidreira amassada nas paredes internas da colmeia aumentaria a população de abelhas e a produção melífera.
Durante a colonização dos Estados Unidos, era o chá preferido das inglesas com saudades da sua terra e um remédio para o dia a dia.
O folclore reza que a melissa é planta que fortalece o amor e ajuda as pessoas a encontrá-lo. Na primeira situação, bastaria colocar algumas folhinhas no vinho e oferecê-lo a quem se ama e, na segunda, carregar muitas delas no bolso.


Constituintes quimicos:
Ácidos caféico, ácidos rosmarínico, ácido clorogênico, ácidos triterpênicos: ursólico e oleânico; óleo essencial (citral, citronelal, citronelol, pineno, limoneno, linalol e geraniol), glicosídeos flavônicos, resinas, sesquiterpenos (cariofileno e outros), succínico, tanino.


Propriedades Medicinais:
Adstringente, analgésica, anti-alérgica, anti-dispéptica, anti-espasmódica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-nevrálgica, anti-séptica, antiviral em diarréias (extrato cru), aromática, calmante, carminativa, cicatrizante, colagoga, colerética, cordial, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estimulante cutâneo, estomáquica, eupéptica, hipotensora, relaxante, revigorante da pele, sedativa, sudorífera, tônica, tônico amargo.


Indicações Terapêuticas:
A Erva-Cidreira têm propriedades calmantes, sedativas e também pode ser útil em casos de constipações com febre(febrífugo). Também pode ser utilizado para combater stress, problemas gastrointestinais e insónias. Na medicinal popular, acredita-se que esfregar folhas de Erva-Cidreira pelo corpo pode ajudar a repelir mosquitos. Muito utilizada na forma de chás e óleo essencial na aromaterapia.




Uso:
  • Partes Utilizadas: 
    • parte aérea;
    •  óleo essencial;
  • Como usar: 
    • infusão de 25 a 50 g de folhas verdes em um litro de água. Tomar 3 a 4 chávena ao dia; 
    • infusão de 1 chávena de folhas verdes picadas para ½ litro de água. Tomar 1 chávena de chá 4 vezes ao dia; 
    • infusão de 2 a 4 g de folhas secas três vezes ao dia; 
    • infusão de 3 colheres (chá) de folhas secas em 1 xícara de água (sedante); 
    • folhas frescas: aplicar sobre os olhos, para inflamações; 
    • bochechos: dores de dente; 
    • cataplasma:
      • Das folhas frescas, aplica-se sobre o ventre, para dores de estômago, fígado e intestino; para picadas de insetos;
      • Decocção das folhas a 3% - ação calmante em dores;
    • macerado: 3 a 5 g de erva em 100 ml de vinho branco por 5 dias. Tomar um cálice pequeno 2 ou 3 vezes ao dia: baixar febre de gripe;
    • licor caseiro: 2 mãos cheias de folha de melissa amassadas, 1 litro de vodka, 3/4 chávenas de mel, casca ralada de um limão. Agite bem e deixe descansar uma semana. Coe, engarrafe e espere três semanas antes de usar;
    • aromatizante em saladas de hortaliças e frutas, omelete, molhos, carnes, etc.

Contra Indicações:
Pessoas com hipersensibilidade à planta.

Germinação e Cultivo:
Planta vivaz, que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. Foi introduzida há muito tempo na Europa, a partir da Ásia Ocidental, e é vulgar encontrá-la próximo das casas, em caminhos, sebes, taludes, até junto a vinhas. Também conhecida como melissa ou citronela-menor, as suas folhas, quando manipuladas, libertam um forte e agradável aroma a limão doce. Apesar de resistente ao frio, a sua parte aérea pode mesmo desaparecer totalmente durante o Inverno.
Floresce entre Junho e Setembro e as sementes ficam maduras entre Agosto e Outubro. Apesar das suas flores serem muito pequenas, surgem em grande número, sendo por isso uma planta extremamente melífera. A erva-cidreira não só traz cor radiante ao jardim como também atrai colibri e borboletas.


Fácil de cultivar, é fundamental num jardim de plantas aromáticas, pela diversidade de características que possui. Propaga-se por sementeira, na Primavera. A germinação pode, por vezes, ser lenta. É fundamental que as sementes, que são muito pequenas, fiquem pouco enterradas, pois caso contrário poderão não germinar. Também podemos facilmente dividir os tufos que forma, na Primavera ou no Outono ou propagar por estacaria durante toda a Primavera/Verão.


Plante 1 a 2 pés de distância umas das outras, em solo húmido e bem drenado, depois das primeiras geadas apare à maneira de ficarem a 5cm do chão. 


Curiosidades:
O citral, um dos principais componentes do óleo essencial, é responsável pela ação sedativa da erva cidreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário