sexta-feira, 23 de março de 2012

Camomila (Matricaria chamomilla)





Nome comum: Camomila
Nome cientifico: Matricaria chamomilla

Historia: Na mitologia nórdica a Camomila era consagrada ao deus Baldur, uma divindade da justiça e da sabedoria, colhida no dia de S. João, a data da sua festividade, era dotada de um poder curativo especial.

A sua utilização medicinal continuou durante a Idade Média, sendo mencionada por Hieronymus Bock (botânico alemão do séc. XVI) e Jakob Theodor Tabernaemontanus (médico e naturalista alemão, discípulo do anterior), como um remédio eficaz nas perturbações digestivas e como cicatrizante de feridas.
Na época medieval a Camomila era também considerada como "o médico das plantas", por contribuir para a saúde de um jardim. Para recuperar uma planta murcha ou mesmo doente, nada melhor do que lhe pôr ao lado uns pés de Camomila!

Constituintes quimicos: Álcool sesquiterpênico, alfabisabolo, azuleno, furfurale, parafina, sesquiterpeno, tanino.

Propriedades Medicinais:
Adstringente, antialérgica, calmante da pele, clareador de cabelo, digestivo, fortificante, laxante, sedativa, sudorífico. Antiinfiamatório e espasmolítico no muco gástrico e duodenal, cicatrizante, imunoestimulante, antibactérico (uso tópico). Depresor das funções musculares. Interfere na absorção do ferro e outros minerais.

Indicações Terapeuticas:
Acidez do estômago, aliviar dor de ouvido, catarros, cefaléias, cólica das crianças, cólica do estomago, dor, enxaqueca, espasmo, estimular a menstruação, evitar assadura, gases, gripe, inflamação (matriz da uretra, bexiga), intestino, lavagem vaginal, menstruação difícil e dolorosa, nevralgias, queimadura do sol, remover crosta na cabeça dos recém-nascidos, resfriado, reumatismo, tensão pré-menstrual, úlcera, útero.


Uso:
  • Partes Utilizadas:
    • Flores secas ou frescas.
  • Como fazer:
    • Infusão das flores.
    • Extrato seco com alta concentração de apigenina: infusão a 3-10% para cataplasma e banhos; tisana: 3 g em 150 ml de água. 

Contra Indicações:
Não usar na gravidez e se tiver algum problema crônico gastro-intestinal, tais como úlcera duodenal ou gástrica, refluxo do esófago, colite ulcerosa, colite espasmódica, diverticulite, diverticolose.

Germinação e Cultivo:
É uma planta anual. Possui uma haste ereta, e cresce de 25 cm a 50 cm com, folhas delgadas e bem recortadas. Suas flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, se dá bem em locais onde faça um pouco de frio,com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor, convive bem com as couves, cebolas, mentas e repolho.

Curiosidades:
A camomila é vulgarmente utilizada para clarear o cabelo. A planta actua progressivamente nos pigmentos capilares de forma a atribuir ao cabelo um tom mais claro, chegando mesmo ao louro natural.
A camomila é, igualmente, muito utilizada em cremes, devido à acção suavizadora da pele. Em determinados casos, a camomila actua na pele atribuíndo-lhe luminosidade e retirando o ar seco e envelhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário