A influência da Astronomia e Astrologia na Agricultura.
Desde sempre o homem sente e observa a influência dos astros e fenómenos celestiais no quotidiano dos seres vivos, percebendo assim que para alem da marcação do tempo há toda uma variedade de ciclos e padrões que a natureza se desenvolve em harmonia. Com a obtenção desse conhecimento o homem pode sincronizar as fases energéticas dos alinhamentos celestiais, de acordo com as necessidades de cada ser, enquadrando assim as suas acções no biorritmo natural da evolução.
A “Astro-Agricultura” é conhecida e concebida desde a antiguidade como uma actividade natural que acompanha o desenvolvimento da matéria vegetal em todas as suas fases. A influência e relação dos astros com as plantas é muito mais ampla que a consideração do ciclo das estações do ano e os ciclos semanais e mensais da Lua, que são recorrentes e alteram estabilidade da matéria. Uma avaliação desta natureza pode conjugar todos os astros do sistema solar entre si e com constelações, signos e galáxia, através da leitura do seu posicionamento matemático(tempo) e geométrico(espaço), interligando seus significados no intuito de decifrar a energia resultante de um determinado espaço-tempo na relação com o ser vivo. Este conhecimento indica ao homem quando e como lidar de uma forma integrada com o seu meio envolvente, de modo a não prejudicar nem sair prejudicado pela sua influência.
Para uma melhor entendimento da Alquimia Vegetal na relação para com os astros e os seres vivos, é necessário compreender que a matéria que compõem os 5 reinos manifesta-se energeticamente por 4 elementos, que interagindo de variáveis formas entre si, dão origem a múltiplas expressões de vida.
Os elementos Alquímicos:
Fogo - Elemento masculino, quente e seco, que simboliza a iniciativa, acção e ego, ligado ao sentido da visão. As plantas ligadas a este elemento tendem a ser de perfume penetrante, sabor picante, de cor encarnada, forma ondulada e volume médio.
Ar - Elemento masculino, quente e húmido, que simboliza percepção, razão e comunicação, ligado ao sentido do tacto. As plantas ligadas a este elemento tendem ser de perfume desagradável, sabor azedo, cor azulada, forma delgada e volume alto.
Água - Elemento feminino, frio e húmido, que simboliza emoções, sensibilidade e intuição, ligado ao sentido do paladar. As plantas ligadas a este elemento tendem ser sem perfume, com sabor ácido, cor verde, forma de trepadeira e com um volume de caule pequeno e de fruto grande.
Terra - Elemento feminino, frio e seco, que simboliza instinto, realização e função, ligado ao sentido do olfacto, As plantas ligadas a este elemento tendem a ter perfume suave, de sabor açucarado, cor amarela, forma ondulada e volume pequeno.
Qualidades:
Quente - Calor, expansão, mobilidade, dispersão e diluição.
Frio - adesão, retracção e condensação.
Húmido - Fluidez, maleabilidade, abrandamento e suavidade.
Seco - Tensão, rigidez e endurecimento.
A Alquimia não é um ciência exacta, surge do tempo e no espaço, unindo o material ao espírito.
Physis
Bibliografia da classificação dos Elementos e qualidades:
- Astrologia Magia & Alquimia de Isménia Gomes - Editora Arina
- As Plantas Magicas, Botânica Oculta de Paracelso - Editora Hemus
Fiquei com curiosidade de ver exemplos específicos, se possível de imagens, das várias plantas que se ligam aos elementos Alquímicos! Algum hipótese de o fazeres?
ResponderExcluirMarta Codinha
Sim, este ainda é um artigo extenso e aqui só está uma intrudução ao conceito. Brevemente, na continuação do artigo irei postar progressinamente a relação Terra, Sol, Lua com Estações do ano, Constelações e Elementos. Assim, neste desenvolver irá aparecer imagens e tabelas que exemplificam e facilitam o entendimento.
ResponderExcluirObrigado e comprimentos
Physis